Quem Somos

A Ecoticket começou como uma empresa de I&D, em 2008, spin-off da Universidade do Minho, em Portugal, por uma equipa de investigadores experientes no desenvolvimento de produtos químicos têxteis e funcionalidades para produtos têxteis.

O principal objetivo da Ecoticket, desde 2008, tem sido o desenvolvimento de acabamentos funcionais com elevada eficácia e durabilidade. Com efeito, sem eficácia o acabamento não cumpre os seus objetivos, e sem durabilidade, nomeadamente às lavagens, não será um acabamento rentável.

Os acabamentos que a Ecoticket desenvolveu são aplicados com produtos tais como nanopartículas antimicrobianas, microcápsulas, aminoácidos, proteínas e derivados (enzimas e repelentes de insetos) entre outros.

Tecnologia

Os produtos funcionais escolhidos pela Ecoticket para os acabamentos, são produtos bioativos, que têm uma função específica, quando ligados às fibras têxteis pelo aditivo de acabamento da Ecoticket. As enzimas por exemplo, são utilizadas para vários fins e se ligadas às fibras podem funcionar na pele, ou quando aplicadas em têxteis técnicos podem ser utilizadas para limpeza de efluentes. Os repelentes de inseto, salvam vidas através da sua proteção do artigo têxtil. Os mosquitos, por exemplo, picam através dos artigos têxteis, sendo o caso mais conhecido o do Aedes Egyptus, que propaga o vírus Dengue, Zica e Chikungunya.

A ligação química entre estes produtos e as fibras, estão cobertos por patente, aprovada em Março de 2016, tornando a Ecoticket na única empresa que detém uma tecnologia que liga quimicamente estes produtos às fibras, formando uma ligação irreversível com as fibras e conferindo portanto ao acabamento uma elevada durabilidade, mantendo o seu efeito acima das 70 lavagens. Os produtos utilizados nestes acabamentos são para processos de acabamento diferenciados:
Para fixação do produto funcional ao artigo já confecionado (vestuário) em processos por esgotamento em máquina de lavar industrial/tingimento em peça, e em malha ou tecido, em jet-overflow, ou para fixação do produto funcional a tecido e malha, em processos por impregnação, em contínuo.

Outros produtos funcionais bioativos ligados químicamente às fibras pelo aditivo de acabamento da Ecoticket, são os antimicrobianos. Estes produtos tal como o repelente de insetos, podem ser imobilizados em nanopartículas porosas de sílica, posteriormente fixas às fibras por um aditivo da Ecoticket, uma tecnologia desenvolvida na Universidade do Minho em 2008 e posteriormente otimizada pela Ecoticket em 2013, com registo de patente. Os produtos antimicrobianos incorporados nas nanopartículas, são produtos comprovadamente inócuos ao ser humano e amplamente testados, de comprovada eficiência na eliminação de bactérias e fungus.

As nanopartículas sintéticas de sílica, são biocompatíveis e aprovadas, por exemplo, pelo FDA (EUA) para utilização em cosméticos.

Repelentes

Tecnologia que afasta os mosquitos

A nossa solução de acabamento para repelentes de mosquitos oferece uma proteção eficaz e durável contra mosquitos, tratando-se de um excelente aliado na proteção ao vírus como a malária, o dengue, o zica e a chikungunya, entre outras. Todos os anos, esses vírus são responsáveis por milhões de mortes em todo o mundo, com um impacto devastador na população das regiões mais afetadas. Os principais grupos de risco são as crianças e os idosos no caso da malária e grávidas no caso do Zica.

Da perspetiva dos governos, organizações e empresas, as doenças provocadas pelas picadas de mosquitos aumentam significativamente as despesas de saúde e produzem efeitos muito negativos no desenvolvimento económico. O risco de doença pode ser bastante reduzido pela aplicação de repelente de mosquitos em têxteis para assim prevenir a picada de mosquitos através do têxtil.

O repelente escolhido pela Ecoticket para ser aplicado juntamente com o seu aditivo de acabamento, é um produto já amplamente testado durante os 20 anos da sua existência, sendo também considerado o repelente sintético de mais baixo grau de toxicidade por entidades de reconhecido prestígio como a EPA (EUA) e a OMS-Organização Mundial de Saúde.

A TECNOLOGIA

A TECNOLOGIA

Combinação patenteada de substâncias activas biocompatíveis.

APLICABILIDADE

APLICABILIDADE

Redes de mosquitos, têxteis e vestuário (tais como fardas militares, lençóis, cortinas, camisolas), tintas e vernizes, tendas, sacos-cama e redes.

VANTAGENS

VANTAGENS

Aplicável em diversas indústrias. Não-tóxico e biocompatível. Eficácia comprovada em testes laboratoriais. Grande durabilidade.

Anti-microbianos

Tecnologia em patenteamento que afasta as bactérias

A nossa tecnologia é uma barreira contra a contaminação e proliferação de bactérias não só evitando odores em vestuário, como evitando consequências mais graves da proliferação de bactérias, como doenças e mortes em hospitais. Com efeito, as infeções nos hospitais, por exemplo, também conhecidas como infeções nosocomiais, constituem um grande problema em todo o mundo. Um estudo conduzido no Reino Unido demonstra que um em cada dez pacientes sofrerá de uma infeção nosocomial.
Nos Estados Unidos, o Centro para Prevenção e Controlo de Doenças estima a ocorrência de aproximadamente 1.7 milhões de infecções nosocomiais, que causam ou contribuem para 99 000 mortes todos os anos, com despesas entre os 4.5 mil milhões e os 11 mil milhões de dólares.

A TECNOLOGIA

A TECNOLOGIA

Combinação patenteada de substâncias activas biocompatíveis.

APLICABILIDADE

APLICABILIDADE

Têxteis de hospitais (como lençóis, toalhas, batas), têxteis e vestuário (como roupa interior, meias, batas).

VANTAGENS

VANTAGENS

Custos de aplicação reduzidos. Aplicável em diversas indústrias. Não-tóxico e biocompatível. Eficácia comprovada em testes laboratoriais. Grande durabilidade (>90 lavagens).

Contacte-nos

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Website URL

Assunto

Menssagem